News

Mosaico Instagram

Instagram e a fotografia mobile

Em outubro o Instagram completa 5 anos de atividade nos celulares do planeta. Não é nada, não é nada mas o instagram hoje é usado por mais de 300 milhões de almas nessa Terra. São quase 60 milhões de fotos compartilhadas por dia. Estamos na era da fotografia em todo lugar, a toda hora. Como lidar com a fotografia mobile e o Instagram?

Mais importante de como lidar é a pergunta fundamental: o que isso muda nas nossas vidas? Praticamente, tudo.

O Instagram é o grande responsável pela alavancagem da fotografia de celular, a fotografia mobile ou ainda – como preferem alguns – a Mobgraphia. De uma forma super simples, na palma da sua mão, você tem uma plataforma que permite mostrar suas fotos para todos. Não precisa de textos. Não precisa de explicações. Um click de distância!

A plataforma passou por diversas fases de amadurecimento. No começo foram as fotos de comida a grande vedete, ninguém sabia muito bem o que compartilhar e tirava foto dos pratos de comida que estavam pela frente.

Os gostos evoluíram, os celulares e suas câmeras evoluíram, e, além do selfies, temos uma vasta gama de estilos fotográficos disponíveis no Instagram. Temos perfis separados por temas, estilos, cores, objetos… Há uma infinidade de imagens para todos os gostos.

Nesse embalo qualitativo surge a mobgraphia, ou fotografia mobile, como uma nova vertente de trabalho. É um ciclo virtuoso: mais pessoas em contato com a fotografia, mais pessoas consumindo fotografia, mais pessoas querem aprender fotografia.

Particularmente não gosto de distinguir o que é fotografia mobile das outras. Foto é foto, seja na pinhole, na médio formato ou no celular. É só importante lembrar que não distinguir não significa que eu posso fazer todo tipo de trabalho com qualquer ferramenta.

Nos próximos posts vou trazer um pouco mais de dicas do Instagram e do cenário da fotografia mobile. Dicas de perfis bacanas do Instagram, dicas de fotografia com essas novas máquinas maravilhosas nas mãos e, lógico, outras coisinhas mais.

Agora deixo com vocês um dos projetos que tenho tocado nesse ano de 2015: Bom Dia São Paulo. Todo dia útil uma foto da cidade que vivo para recepcionar mais uma jornada de trabalho! É uma das vertentes de uso de Instagram que tenho explorado e também voltarei para falar mais dela por aqui.

O que acharam? Se gostar, pode dar uma espiadinha lá no @flavizguerra no Instagram [=