News

Nik Collection by Google em Flaviz Guerra Fotografia

Nik Collection agora é do Google

A semana começou com uma boa notícia no mundo da fotografia. E dessa vez não estou falando de nenhuma máquina nova que promete milagres. Os bons e populares plugins que faziam parte do Nik Collection agora pertencem ao Google! Isso mesmo, o grande buscador Google comprou a empresa e agora oferece o Nik Collection by Google.

Mas essa ainda não é a boa notícia. Até o começo do ano, você só conseguiria ter os 6 plugins da coleção se pagasse por volta de US$500.00. Agora você consegue ter os 6, de uma vez, por US$ 149.00 e ainda há a possibilidade de testar por 15 dias, gratuitamente, sem aquelas marcas d´água que outros plugins oferecem. Realmente você pode testar e aplicar efetivamente o plugin em suas fotos.

Nik Collection by Google em Flaviz Guerra Fotografia

Se você nunca ouviu falar do Nik Collectiom by Google ela é composta por 6 plugins: Dfine® 2.0, Viveza® 2, HDR Efex Pro™ 2, Color Efex Pro™ 4 Complete Edition, Silver Efex Pro™ 2, e Sharpener Pro™ 3.0. Eles são adicionados aos seu Photoshop, Bridge, Apple Aperture e/ou Lightroom como mais um filtro. Você logo vai perceber uma aba nova, em branco, com todas as opções adicionadas.

Nik Collection by Google em Flaviz Guerra Fotografia

A interface é bastante simples intuitiva. Todos os efeitos são mostrados em galerias com previews automáticos com a foto dividida em dois. Uma linha vermelha permite você mover facilmente a área de visualização para fazer suas comparações. Não tem como errar.

Além disso essa coleção apresenta um diferencial: nenhum filtro é destrutivo. São todos aplicados em novas camadas com máscaras que permitem você graduar a aplicação nas imagens. Não gostou? Esconde ou suma com a camada e está tudo resolvido, dispensando o Undo infinito até o ponto original da imagem.

Nik Collection by Google em Flaviz Guerra Fotografia

Usar esse tipo de recurso é um grande facilitador para momentos de experimentações. Mas, ainda recomendo o tratamento manual para uma foto finalizada em entrega de um trabalho. Atuando manualmente é possível considerar todas as variações e sutilezas que a foto (e a intenção de resultado final) necessita. Um plugin não consegue fazer isso automaticamente e é fundamental para o processo criativo entender o funcionamento e conceito de cada alteração.

Visite o site do Nik Collection e teste. Vale a pena.