News

Casa Pinheiros

Depois de 40 dias, finalmente ficou pronto mais um projeto para decoração de paredes com fotografia. Até o momento é o meu maior projeto em fotografia para quadros e decoração de paredes, tanto em dimensões quanto em quantidade de fotos utilizadas. Vou contar aqui um pouco da história do projeto da Casa Pinheiros!

Mas como sempre, toda história tem um começo.

No começo do ano fotografei essa residência para o escritório Corsini e Shinagawa. A única “pendência” na obra era a grande parede branca da sala com pé-direito duplo. Era uma decisão pessoal dos proprietários e ainda não havia um consenso de como essa parede seria preenchida. Um grande painel de fotografias? Alguma instalação artística? Papel de parede? Eram muita variáveis e nenhuma solução era encontrada.

Em abril recebi um chamado dos proprietários: gostariam de preencher a parede com quadros de fotografias e me pediram a apresentação da minhas sugestões. Separei aproximadamente 70 fotos separadas por temas. A série (As)Simetria era o carro chefe do material apresentado, complementado com fotografias panôramicas e algumas cenas cotidianas. Os proprietários escolheram 15 fotos e me ofereceram liberdade absoluta para trabalhar nas composições do projeto.

Nessa hora, foi iniciado um grande trabalho de realmente projetar uma solução harmônica para esses quadros de fotografia. Da “prancheta” saíram 30 opções que usaram 11 das 15 fotos escolhidas pelos proprietários. Todas conceituadas por uma linha criativa que unia todas as fotos. Dentro desse conceito, cada quadro faria parte de uma série de fotografias e sua apresentação e distribuição deveria respeitar esse conceito criativo.

Decisão tomada, projeto escolhido! A parede de quadros de fotografias começaria a tomar forma e era preciso escolher os parceiros adequados. As impressões das fotografias deveria ser em Fine Art, papéis 100% algodão e em dimensões pouco convencionais. Não há margem para erros ou improvisos.

Nessa hora, não houve duvidas, fui buscar a integração dos serviços do Espaço opHicinaFineArt Studio + Fujocka Photodesign. Cada um com sua especialidade, mas dividindo uma espaço único. Isso realmente faz a diferença na entrega final, os quadros só saíram do espaço para a montagem final na parede da casa.

Com parceiros definidos começou o processo de tratamento das imagens para saída específica na impressoras que seriam usadas. Fizemos as provas de cor, os ajustes necessários e chegamos ao momento de acertar as medidas finais de cada quadro de fotografia para atender o projeto. Foram necessários vários refinamentos nas dimensões e espaçamentos para atender o conceito criado. As medidas são generosas, com o maior quadro atingindo 3 metros na sua maior dimensão.

Quadros durante a montagem das molduras

Quadros durante a montagem das molduras

Tudo Pronto? Quase! Faltava certificados de autenticidade e assinar as obras. A FineArt Studio junto com a Hahnemüehle oferecem um serviço de certificação que garante aos cliente a autenticidade do papel e de uma impressão dentro dos padrões. É uma garantia oferecida para o cliente final de que o investimento dele foi realmente feito em materiais de qualidade e com origem comprovada. Além disso as fotografias saem com a sua numeração dentro da série.

Quadros chegam para montagem na parede

Quadros chegam para montagem na parede

Com tudo pronto, hora de empacotar tudo e levar para montagem final. O Espaço opHicina oferece uma equipe especializada para a montagem. Em duas horas e meia, estava tudo colocado no local, alinhamentos precisos conforme o projeto. Tudo limpo e sem dor de cabeça. Não iria adiantar nada ter todo o cuidado na impressão e na elaboração das molduras sem ter um cuidado especial na montagem, deixar tudo alinhado conforme o projeto. Sem contar que você não pode deixar a parede da casa do seu cliente como um queijo suíço, certo?

Primeiro quadro de fotografia na parede!

Primeiro quadro de fotografia na parede!

Veja abaixo como ficou o projeto finalizado.

O resultado final!

O resultado final!

Ficha Técnica
Projeto: Casa Pinheiros
Impressão: jato de tinta com pigmento mineral de preservação sobre base de algodão.
Papel: 100% Algodão Hahnemüehle
Adesivagem: à frio com película neutra
Passepartout: branco com fundo em papel 100% algodão
Molduras: embuia encerada

Equipe Espaço opHicinaFineArt Studio

Felipe Fogaça – tratamento de imagem, atendimento e coordenacao de montagem
Lucrécia Couso – montagem da moldura, atendimento e coordenacao de montagem
Barbara Messas – atendimento
Marcio Mariano – impressão
Ivan – adesivagem e montagem no local
Gugu – montagem da moldura e montagem da obra
Gustavo – montagem da obra e montagem no local
Marcelo – montagem da obra e montagem no local

Parte da equipe que tornou o projeto possível!

Parte da equipe que tornou o projeto possível!

Não posso terminar o post sem agradecer aos proprietários pela confiança nesse projeto. Foi um momento inesquecivel trabalhar nessa proposta. Também tenho que agradecer a todas as pessoas envolvidas na produção desse material. Sem eles nada seria possível! Muito Obrigado!

Se ficou interessado, visite as a galeria de quadros aqui no site e entre em contato para encomendar a sua.
Você também pode sugerir que alguma outra foto vire quadro! ( :