News

Focus Stacking

Foco em toda a imagem

Sempre que encontramos/vemos uma fotografia com foco em toda a imagem, nossos olhos se prendem e dão mais atenção. Quando essa fotografia é uma Macro ou uma grande paisagem, é mais interessante ainda. A hora que você tenta repetir isso na sua câmera, percebe que o foco em toda a imagem sempre esbarra em limitações da lente, limitações da sua composição ou na perda de definição nos detalhes. Tudo está relacionado com a Profundidade de Campo. Pequenas aberturas fornecem grande profundidades de campo, mas custam definição nos detalhes. Grandes aberturas nos dão muitos detalhes mas em uma profundidade de campo muito curta. Mas como resolver então uma foto que precisamos de foco em toda a imagem, com definição de detalhes? Existe um método de edição em computador que permite fazer isso: Focus Stacking. É um método bastante simples que permite criar uma imagem com foco sem a lógica de planos da profundidade de campo. Vamos ver como faz? Um pequeno “tutorial”, para ajudar!

Nesse “tutorial”, não é necessário nenhum equipamento especial pra fazer um Focus Stacking. Tripé, câmera com foco manual e o bom Photoshop de sempre. O raciocínio é simples: combinar diversas imagens (quantas achar necessário), com diversos pontos de foco, em uma imagem só. Assim é possível contornar as limitações dos equipamentos e ter uma foto com foco em toda a imagem.

Depois que montar a composição que deseja, deixe a câmera fixa no tripé e com a lente em foco manual. Escolha uma abertura que não ultrapasse f.11 ou f.13, assim você terá uma boa profundidade de campo sem perder detalhes e definição. Depois de fazer a fotometria desejada, começa a captura de fotos para o Focus Stacking.

Aqui nesse “tutorial” vou usar como base um Focus Stacking feita na Estacio de França, em Barcelona, com 3 imagens.

Tutorial Focus Stacking - Imagens Originais

No corpo da lente, posicione o anel de foco o mais próximo que ela conseguir. Em algumas é o “Macro”, outras é 0,5 metros, 1.75 ft. Faça a primeira a foto. Na sequencia mude o anel de foco para metade do valor que ela possui. Faça a segunda foto. E por último, coloque o anel de foco noa posição ‘infinito’. Faça a terceira foto.

Com as 3 fotos prontos aplique o tratamento desejado nas 3. Recomendo abrir e editar as 3 juntas, mas somente em cores e luzes. Deixe a parte de cortes para depois do arquivo finalizado. Com as três fotos abertas no Photoshop, começa a parte de fundir as imagens em um único arquivo com foco em toda a imagem.

Vá no menu File >> Scripts >> Load Files into Stack. Adicione todos os arquivos aberto e selecione o check-box para tentativa de alinhamento automático das imagens. Agora temos um arquivo com três layers. Confira o alinhamento e vamos para o segundo passo dessa parte do “tutorial”.

Tutorial Focus Stacking - Edit

Selecione os três layers e vá ao menu Edit. Selecione Auto-Blend Layers…. No box que aparecer, selecione Stack Images com o check-box Seamless Tones and Colors selecionado.

Tutorial Focus Stacking - Auto Blend

Aqui é momento do tutorial que o Photoshop faz o trabalho “sujo” no nosso lugar. Ele busca e seleciona os pontos com mais foco de cada layer. Aplica uma máscara para aparecer só essas partes e nos deixa visível a parte mais focada de cada uma delas. Depois desse passo,, é a hora de aplicar os cortes e ajustes finais.

Pronto!

Tutorial Focus Stacking - Imagem Final

Bastante simples esse tutorial, certo? Apesar do Photoshop ser o grande facilitador desse processo, ele sozinho não faz “magia”. A captura correta das imagens é fundamental. Se alguém testar essa técnica, compartilhe lá no facebook ou mande um email para publicar aqui.